Terapias Psicológicas

Como escolher entre os diferentes tipos de terapia, aquele que melhor atende o seu perfil?

Basicamente, a decisão deve seguir a linha terapêutica que faça você se sentir mais à vontade, com segurança e confiança.

As linhas terapêuticas em psicologia são baseadas em abordagens teóricas e técnicas psicoterapêuticas que condizem com essas teorias.

A abordagem teórica é a descrição da visão de homem determinado teórico, e as técnicas psicoterapêuticas são as ferramentas que o psicólogo utiliza para compreender a pessoa e para auxiliá-la em sua busca.


Linhas terapêuticas:

  1. Psicanálise:
    Segundo Freud, a psicanálise é um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis de outra maneira.
  2. Junguiana:
    A psicoterapia junguiana tem como metas terapêuticas não só a conscientização das emoções, mas dos conflitos não aceitos, expressos muitas vezes por meio de doenças e sofrimentos.
  3. Lacaniana:
    Esta terapia constitui-se pela noção de sujeito e de que o inconsciente se estrutura como linguagem.
  4. Psicoterapia Cognitiva Comportamental:
    O foco principal desta terapia está em como os problemas interferem na vida diária, e como é possível alcançar o entendimento destes problemas e desenvolver maneiras de lidar com eles.
  5. Gestalt Terapia:
    Baseada no aqui-e-agora, tem como foco levar as pessoas a restaurar o contato consigo, com os outros e com o mundo.
  6. Psicodrama:
    Baseia-se na teoria da espontaneidade que está ligada à criatividade e na teoria dos papeis que está ligada a um conjunto de várias possibilidades de identificação do ser humano.
  7. Sistêmica:
    Não existe verdade absoluta, certo ou errado, bom ou ruim. A análise é feita de acordo com as reações de cada pessoa diante de uma situação específica.
  8. Cognitiva Condutual:
    O paciente já é diagnosticado no começo do tratamento, que utiliza técnicas de relaxamento e respiração durante a sessão.

Posts Relacionados