Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

É uma síndrome (conjunto de sintomas) caracterizada por distração, agitação / hiperatividade, impulsividade, esquecimento, desorganização, adiamento crônico, entre outras.

Todas as pessoas, tanto crianças quanto adultos, apresentam estas características em pelo menos algumas situações – o que é completamente normal. Porém, quando as queixas e os problemas causados por elas são muito intensos, pode ser alguma outra coisa – dentre as alternativas, que a causa dos problemas seja o TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção. Se for este seu caso – ou se você estiver em dúvida, saiba que há diagnóstico e tratamento para TDAH, que pode prevenir e aliviar muito sofrimento.

Sintomas

Desatenção: Hiperatividade-impulsividade o TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores.

As crianças são tidas como avoadas, vivendo no mundo da lua e geralmente estabanadas e com “bicho carpinteiro” ou “ligados no 220v” (isto é, não param quietas por muito tempo).

Tratamento

Deve ser multimodal, ou seja, uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas que são ensinadas ao portador.

A medicação, na maioria dos casos, faz parte do tratamento.

A psicoterapia que é indicada para o tratamento do TDAH é o TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) que no Brasil é uma atribuição exclusiva de psicólogos.

Posts Relacionados